Escola Vampiresca Maltury

Escola de Vampiros do Clã Maltury

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Aula 3 - História Cultural

Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Aula 3 - História Cultural em Dom Abr 26, 2009 11:03 pm

A crença em criaturas vampíricas provavelmente remonta às experiências humanas muito antes do advento da palavra escrita. Tanto um temor respeitoso em relação aos mortos como uma crença nas propriedades mágicas do sangue podem ser encontradas em culturas do mundo todo. Contos modernos e antigos sobre chupadores de sangue , voadores noctívagos e sobrenaturais, tais como a Lamia (Bruxa, na mitologia grega), são caracterizadas, sob muitas formas, em várias culturas mundiais.

O conceito específico dos mortos retornando para atacar e alimentar-se do sangue dos vivos encontrou sua maior expressão na Europa cristã. No século XII, o historiador William de Newburgh relatou diversos casos de mortos retornando para aterrorizar, atacar e matar durante a noite. Identificou esse tipo de espírito maligno com o termo latino sanguisuga (sanguessuga). Na maioria dos casos sobre os quais escreveu, a única solução permanente era desenterrar e queimar o corpo do assaltante acusado.

Embora nenhuma crença prolongada nesses seres tenha continuado entre os ingleses, a onda de relatos virtualmente idênticos varreu grandes áreas da Europa oriental, do século XVI ao século XVIII. Uma grande variedade de termos foi desenvolvida para designar esses seres, tais como variações do termo sérvio vulkodlak (extraído da palavra que designa o lobisomem). Outros termos usados na Sérvia , vampir (de origem questionável) e palavras relacionadas (como a palavra russa upyr), também se disseminaram.

Ao longo do tempo , esses relatos sobre vampirismo se infiltraram na Europa ocidental, onde se tornaram foco de discussão intelectual. Em 7 de janeiro de 1732, um relatório oficial foi assinado pelo cirurgião do regimento de campanha Johannes Fluckinger, do governo austríaco (e três de seis assistentes), detalhando suas investigações sobre vampirismo na Sérvia. O relatório indicava diversas mortes na vila de Meduegna cinco anos antes, cuja culpa recaíra sobre um homem chamado Arnold (Paole) Paul, que alegara ter sido mordido certa vez por um vampiro e subseqüentemente morrido. Alguns acreditaram que ele tinha voltado do mundo dos mortos e os estava atormentando. Seu corpo, quando exumado, parecia estar em bom estado, mas o sangue escorria de sua cabeça e mais sangue espirrou quando foi açoitado. O cirurgião de campanha e seus assistentes estavam investigando uma nova onda de ataques alegadamente vampíricos na área quando examinaram outros supostos vampiros, que foram desenterrados. Oito, cuja aparência foi considerada extraordinariamente fresca, foram queimados.

Dom Augustin Calmet, um abate beneditino e renomado estudioso da Bíblia, publicou um tratado sobre os vampiros em 1746, no qual narrou, entre outros relatos, a história de Arnould Paul. Apresentou várias explicações racionais, mas também deixou em aberto a possibilidade de que algo sobrenatural poderia estar ocorrendo.

Um jovem escritor e médico do século XIX que pode ter se familiarizado com as teorias de Calmet sobre os vampiros foi John Polidori, um imigrante italiano residente na Inglaterra. Em 1816, durante um certo período, Polidori foi companheiro de viajem do aclamado poeta e escritor Lord Byron. Enquanto estava com Byron e um pequeno grupo de pessoas hospedadas na Villa Diodati, nas cercanias de Genebra, Polidori se juntou aos que, por sugestão de Byron, inventavam histórias de fantasmas para seu mútuo entretenimento. Uma das presentes era Mary Shelley, cuja história se transformou mais tarde no clássico romance de horror Frankesntein. A história de Byron era sobre um homem à beira da morte, que fazia seu companheiro de viagem jurar que não revelaria sua morte a ninguém. Anos mais tarde, Polidori juntou a idéia básica de Byron com um motivo vampírico. Usando Byron como modelo, criou o vampiro Lord Ruthven, um aristocrata viajante que atraía e matava mulheres inocentes a fim de se alimentar de seu sangue. Sua historia inspirou diversas peças de teatro e outras obras de criação durante o século XIX.

Em 1872, uma imagem mais inovadora para o vampiro foi apresentada pelo escritor irlandês Sheridam Le Fanu, com o lançamento de seu conto "Carmilla", que incorpora as crenças vampíricas a uma ambientação gótica. A historia gira em torno de uma vampira que desenvolve uma longa ligação com uma vítima do sexo feminino. Insinuações eróticas nesse estranho e sinistro vínculo entre vampira e vítima ecoam ao longo de toda a história.

Em fins de século XIX, o romance Dracula, de Bram Stoker, iniciou a era da ficção que continua até hoje. Dracula criou o vampiro vilão definitivo, utilizando elementos dos trabalhos de Polidori e Le Fanu para produzir um pano de fundo gótico para a história de um predador aristocrático profano saído do túmulo, que hipnotiza, corrompe e se alimenta das lindas jovens que mata. Stoker revelou todo o impacto das conotações psicossexuais envolvidas no relacionamento entre vampiro e vítima, mostrando a notável semelhança entre ânsia de sangue dos mortos-vivos e a sensualidade reprimida dos simples mortais. Um elo psíquico ainda mais profundo está indicado quando uma vítima do sexo feminino é forçada a beber o sangue de Drácula como parte de sua transformação em vampira.

Após o lançamento do extraordinário romance Dracula, em 1897, poucos romances foram publicados durante mais de meio século, e os que foram não eram dignos de nota. Porém na primeira metade do século XX novos romances e contos do gênero horror injetaram "sangue novo" ao tema. Particularmente em revistas de produção precária do tipo "horror", como a famosa "Weird Tales".

Agora segue o mesmo estilo da ultima aula... Quero discussão e conversa sobre esse texto.

Ver perfil do usuário

2 Re: Aula 3 - História Cultural em Seg Abr 27, 2009 8:30 pm

Professor se eu achar mais algumas coisas interesantes para esta aula eu posto aqui ou mando pra o senhor?? Question

* Acho muito innteresante essas lendas sobre os vampiros,
mas sera realmente q eram maleficos como dizem as historias ou era
mais um modo de se satisfacer;

para mim isso depende Twisted Evil

Ver perfil do usuário

3 Re: Aula 3 - História Cultural em Ter Abr 28, 2009 11:14 am

Eu não concordo com as lendas,na minha opinião, a maioria das lendas vampíricas escritas por humanos,são apenas para tentar explicar fatos que não tem explicação concreta.
Talvez algum humano tenha presenciado um "ataque" de vampiro e sobrevivido(muito impossível),talvez, ele tenha contado esta história, o que pode ter inspirado muitos humanos a escrever contos muitas vezes não verídicos sobre os vampiros.

P.S:Deu pra entender alguma coisa??

Ver perfil do usuário

4 Re: Aula 3 - História Cultural em Ter Abr 28, 2009 12:48 pm

deu sim Mell, e eu concordo com você, os humanos acham coisas absurdas
de nos vampiros como:consiguirmos se transformar em morcegos, existem lendas de vampiros, feita por historiadores nascidos na Transilvania, que fala que nos vampiros
podemos no teletransportar, mudar de aparencia e atravessar paredes...
Eu estava lendo um livro falando de vampiros, que comprem para entender
melhor como os humanos acham de nos, e neste livroque se chama: "A Terra
dos Vampiros Fangland" escrito por Jonh Marks, Editora Planeta, que fala que nos vampiros
somos seres horripilantes, mortos a luz do sol, so podemos viver nas
montanhas de Fangland localizada na Transilvania...

Ver perfil do usuário

5 Re: Aula 3 - História Cultural em Ter Abr 28, 2009 9:11 pm

eu acho q eles so inventam essas para se sentirem q tem o pleno
poder sobre nos e outros seres.. (ate parece) Twisted Evil Pra achar q de alguma
forma estao protegidos

Ver perfil do usuário

6 Re: Aula 3 - História Cultural em Qua Abr 29, 2009 11:28 am

Eu concordo com vcs...
Eles dizem que os vampiros tem poderes absurdos...
mas também, nos livros, os humanos sempre encontram um geito de acabar com o vampiro...
Acho que eles querem dizer, que mesmo que os vampiros sejam absuradamente fortes...os humanos são melhores...coitados deles...
Twisted Evil

Ver perfil do usuário

7 Re: Aula 3 - História Cultural em Qua Abr 29, 2009 11:59 am

concordo com todos eles acham que tem pleno poder sobre nos, mesmo sendo
mais fracos, e mais lentos...
por exemplo eles acharem que uma estaca em nosso coraçao nos matam...
eles acharem que nos durmimos no dia so pq nao saimos de cs...
esse homo-sapiens... Evil or Very Mad

Ver perfil do usuário

8 Re: Aula 3 - História Cultural em Qua Abr 29, 2009 3:43 pm

♥️Mell Malturi♥️ escreveu:Eu não concordo com as lendas,na minha opinião, a maioria das lendas vampíricas escritas por humanos,são apenas para tentar explicar fatos que não tem explicação concreta.
Talvez algum humano tenha presenciado um "ataque" de vampiro e sobrevivido(muito impossível),talvez, ele tenha contado esta história, o que pode ter inspirado muitos humanos a escrever contos muitas vezes não verídicos sobre os vampiros.

Concordo plenamente com a Mell eu axu q é os humanos q inventam esss historias sobre vampiros,como a Mell disse nao seria mto provavel um humano ter presenciado um ataque de um vampiro!
Pra mim os humanos inventam TUDO!

Ver perfil do usuário http://rob.pattinson.zip.net

9 Re: Aula 3 - História Cultural em Qua Abr 29, 2009 3:58 pm

claro que inventam, alguns acreditam de nossa existencia, mas nao tem nem ideia de como somos, mas da mesma forma 99.8% da populaçao nao acredita que existimos, entao ganham seu ganha pao escrevendo mentiras, sobre nossa existencia...

Ver perfil do usuário

10 Re: Aula 3 - História Cultural em Qui Abr 30, 2009 9:42 am

É, eles inventam muita coisa...
mas eu não posso mentir...
tem umas histórias beeem interessantes

Ver perfil do usuário

11 Re: Aula 3 - História Cultural em Qui Abr 30, 2009 11:23 am

verdade tem algumas interessantes tipo essa que o Prof. Leo passou para gente e a do Conde Dracula...

Ver perfil do usuário

12 Re: Aula 3 - História Cultural em Qui Abr 30, 2009 5:00 pm

Acho impressionante como meu povo acha que para matar vcs é perciso usar crussificços, alho, agua benta, eles mostram isso mto nos filmes.... Eu acahava que vcs nao existiam pq eles faziam vcs como se fosse "anjos caidos", ou algo perto de viloes com superpoderes, eu nem imaginava que vcs existiam...

Ver perfil do usuário

13 Re: Aula 3 - História Cultural em Qui Abr 30, 2009 5:07 pm

falando em humanos...
Mary, como vc descobriu nossa existencia? tipo a Familia Malturi?

Ver perfil do usuário

14 Re: Aula 3 - História Cultural em Qui Abr 30, 2009 5:10 pm

Sebastiao Malturi escreveu:falando em humanos...
Mary, como vc descobriu nossa existencia? tipo a Familia Malturi?
Foi no forum de crepusculo, eu falava com a bella e eu dia vi um post dela nesse topico, ai eu fui postando mas nao sabia q vcs eram vampiros, so depois eu descobri, mas nao tenho medo confio em vcs.... Wink

Ver perfil do usuário

15 Re: Aula 3 - História Cultural em Qui Abr 30, 2009 5:22 pm

estamos fujindo do assunto.
o que vc achou do texto que o Prof. Leo passou?

Ver perfil do usuário

16 Re: Aula 3 - História Cultural em Qui Abr 30, 2009 5:25 pm

Sebastiao Malturi escreveu:estamos fujindo do assunto.
o que vc achou do texto que o Prof. Leo passou?
De qual ponto de vista?? Humano ou Vmpírico??

Ver perfil do usuário

17 Re: Aula 3 - História Cultural em Qui Abr 30, 2009 5:38 pm

do seu ponto de vista ou seja: humano

Ver perfil do usuário

18 Re: Aula 3 - História Cultural em Qui Abr 30, 2009 10:46 pm

Sebastiao Malturi escreveu:do seu ponto de vista ou seja: humano
Interessante, mas isso é comum para mim, os humanos falarem que vcs sao bebedores de sangue maleficos, e que matam por q querem,...

Ver perfil do usuário

19 Re: Aula 3 - História Cultural em Qui Abr 30, 2009 11:00 pm

bom nos somos bebedores de sangue maleficos,
mnas matamos porque e nosso alimento, os humanos comem comida, e nos bebemos sangue.

Ver perfil do usuário

20 Re: Aula 3 - História Cultural em Qui Abr 30, 2009 11:02 pm

Sebastiao Malturi escreveu:bom nos somos bebedores de sangue maleficos,
mnas matamos porque e nosso alimento, os humanos comem comida, e nos bebemos sangue.
Eu sei, mas eles nao!!

(entra no conversas diversas)
Ela pode me pegar e pegará vc
tbém se não se comportar daqui pra frente.

Ver perfil do usuário

21 Re: Aula 3 - História Cultural em Dom Maio 10, 2009 8:07 pm

♥️Mell Malturi♥️ escreveu:Eu não concordo com as lendas,na minha opinião, a maioria das lendas vampíricas escritas por humanos,são apenas para tentar explicar fatos que não tem explicação concreta.

Mell, meu "povo" acha que vcs naum existem, acham que a existencia de vcs contraria tudo o que é normal e, como eu posso dizer, e-x-i-s-t-e-n-t-e, eles acham que vcs sao frutos da imaginaçao de pessoas que vivem "no mundo da fantasia", é dificil aceitar que vcs existem...

Ver perfil do usuário

22 Re: Aula 3 - História Cultural em Seg Maio 11, 2009 12:18 am

Eu sei que o tempo já esgotou, contudo, vou deixar mais um tempo aqui... pq vcs não tão vindo para a aula, tirando alguns alunos exemplares, que eu farei questão de que levem o trofeu no fim do curso.

Enfim, vcs que são bons alunos, façam todos responder, pq a nota final, depende eles tb...

Ver perfil do usuário

23 Re: Aula 3 - História Cultural em Ter Maio 12, 2009 2:40 pm

Mary escreveu:

Mell, meu "povo" acha que vcs naum existem, acham que a existencia de vcs contraria tudo o que é normal e, como eu posso dizer, e-x-i-s-t-e-n-t-e, eles acham que vcs sao frutos da imaginaçao de pessoas que vivem "no mundo da fantasia", é dificil aceitar que vcs existem...
Mary, mas antigmee seu "povo" acreditva em nos, cmo seres maleficos q devim arder no inferno... agora por algum motivo els pararam de acreditar... Twisted Evil

Ver perfil do usuário

24 Re: Aula 3 - História Cultural em Ter Maio 12, 2009 11:19 pm

concordo Pequena Alice Cullen!
os humanos, achavam que nos matavam por exemplo, nos colocavam na forca e pensavam que estavam nos matando!
e por algum motivo misterioso, eles pararam de nos caçar!
por que prof.?

Ver perfil do usuário

25 Re: Aula 3 - História Cultural em Sex Maio 15, 2009 8:51 pm

Sebastiao Malturi escreveu:concordo Pequena Alice Cullen!
os humanos, achavam que nos matavam por exemplo, nos colocavam na forca e pensavam que estavam nos matando!
e por algum motivo misterioso, eles pararam de nos caçar!
por que prof.?
Nao sei ao certo mas acho q é pq param de acreditar....

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado

Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum: