Escola Vampiresca Maltury

Escola de Vampiros do Clã Maltury


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Aula 2 - O Vampiro Original

Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Aula 2 - O Vampiro Original em Dom Abr 05, 2009 3:37 pm



As lendas de vampiros são muito antigas e presentes no imaginário de diversos povos. Talvez sua origem seja baseada em um antigo mito de que através do beijo seria possível apoderar-se da vida e da alma de outra pessoa; a exemplo de muitos povos africanos que acreditavam que o beijo era algo diabólico e que a pessoa beijada poderia ter sua alma absorvida se permitisse ser beijada. Entre os antigos astecas havia essa mesma alusão ao beijo, entretanto, o mesmo não era considerado demoníaco, e sim uma forma de canibalização que simbolizava a oferta ritual da pessoa a ser sacrificada aos deuses. O sangue também tem um forte valor simbólico em diversas culturas: significa vida, paixão, poder, força, e também carrega consigo uma série de tabus e interditos. É difícil afirmar quando surgiram as primeiras histórias, pois aparecem referências desde a Grécia antiga




O Vampiro Original
Existem lendas de vampiros há milênios antes de Cristo. Na literatura, por exemplo, eles já são citados na Grécia por Aristófanes em sua peça "As rãs" (405 A.C) que faz menção  à Ampusa, demônio feminino, filha de Hecate que seduzia os homens para se alimentar de seu sangue e manter-se sempre bela e jovem. Ampusa era descrita como tendo os pés de bronze, seus filhos demônios são chamados de ampusae.  Na verdade não se pode afirmar que esse tenha sido o primeiro registro, pois as origens do mito se perdem séculos e séculos atrás quando a tradição oral prevalecia.
Contos de seres sobrenaturais que costumam consumir a carne ou o sangue dos vivos, foram encontrados em quase todas as culturas ao redor do mundo por muitos séculos. Atualmente é costume associar-se essas entidades com vampiros, mas em tempos antigos, o termo vampiro não existiam;, então beber sangue e atividades similares foram atribuídas a demônios ou espíritos malignos, até mesmo o diabo foi considerado sinônimo de vampiro.
Quase todas as culturas associaram o hábito de beber sangue com algum tipo de morto-vivo ou demônio, ou em alguns casos, a uma divindade. Na Índia, por exemplo, há referência aos vetalas, que são seres que habitam cadáveres e se alimentam de sangue. Além dos vetalas há referências aos Pishacha  que são os espíritos dos iníquos ou daqueles que morreram loucos e que voltam para atormentar os vivos, estes também alimentam-se de sangue e tem atributos vampíricos.
A deusa indiana Kali, com dentes pontiagudos e uma coroa de flores ou de crânios de cadáveres, também esteve intimamente ligada com a prática de beber sangue. No Egito a deusa Sekhmet também bebia sangue.
Os persas foram uma das primeiras civilizações a ter mitos sobre demônios bebedores de sangue. 
Na antiga Babilônia havia o mito do demônio Lilitu, que daria origem ao mito hebraico de Lilith.
Lendas sobre vampiros se originaram no oriente e viajaram posteriormente para o ocidente através da Rota da Seda para o Mediterrâneo. De lá, elas se espalharam por terras eslavas e pelas montanhas dos Carpathos. Os eslavos têm as lendas mais ricas sobre vampiros. Elas estavam originariamente mais associadas aos iranianos e à partir do século VIII é que se espalharam por terras eslavas. Quase na mesma época em que essas histórias começaram a se difundir, iniciou-se o processo de cristianização da região, e as lendas de vampiros sobreviveram como mitos muitas vezes associados ao cristianismo.



Mais tarde, os ciganos migraram para o oeste pelo norte da Índia (onde também existem um certo número de lendas sobre vampiros), e seus mitos se confundiram com os mitos dos eslavos. Os ciganos chegaram na Transilvânia pouco tempo depois de Vlad Dracula nascer em 1431. O vampiro aqui era um fantasma de uma pessoa morta, que na maioria dos casos fora uma bruxa, um mago, ou um suicida.
Vampiros eram criaturas temidas, porque matavam pessoas ao mesmo tempo em que se pareciam com elas. A única diferença era que eles não possuíam sombra, nem se refletiam em espelhos. Além disso podiam mudar sua forma para a de um morcego, o que os tornavam difíceis de serem capturados e bastante perigosos. Durante a luz do dia dormiam em seus caixões, para à noite beber sangue humano, já que os raios eram letais para eles. O método mais comum era, pela meia noite, voar por uma janela na forma de um morcego e morder a vítima no pescoço de forma que seu sangue fosse totalmente sugado. Os vampiros não podiam entrar numa casa se não fossem convidados. Mas uma vez que eram poderiam retornar quando bem entendessem. Os vampiros eslavos não eram perigosos somente porque matavam pessoas, (muitos seres humanos também faziam isso) mas também porque suas vítimas, depois de morrerem, também se transformavam em vampiros. A característica mais temida dos vampiros era o fato deles serem praticamente imortais. Apenas alguns ritos podiam matar um vampiro como por exemplo: transpassar seu coração com uma estaca, decapitá-los queimar seu sangue. Esse tipo de vampiro também é o mais conhecido, por ter sido imortalizado na figura do mais famoso vampiro de todos os tempos, o Conde Drácula, de Bram Stoker.


Vlad Tsepesh aka Dracula (1431-1476)
Vlad Dracula (pronuncía-se Dracúla) ou "Vlad O Empalador" foi um príncipe vivo e real no qual Bram Stoker baseou o famoso Conde Drácula. Dracula nasceu na Transilvânia em 1431 na cidade de Sighisoara, ou Schassburg. Seu pai, Vlad Dracul (Vlad O Demônio) foi um membro da Ordem do Dragão, o que significava um pacto de luta eterna contra os turcos. O nome Dracul significa Dragão ou Demônio, e se tornou o símbolo de seu pai porque ele usava o símbolo do dragão em suas moedas. Com a idade de apenas 13 anos, Dracula foi capturado pelos turcos, que o ensinaram a torturar e empalar pessoas. Mas foi sob o seu reinado, na Wallachia, de 1456 à 1462 que ele realmente teve a chance de usar de seus conhecimentos. Foi também nessa época que surgiram a maioria das histórias a seu respeito.



Conta-se que um dia Dracula viu um homem com uma camisa suja e maltrapilha. Dracula perguntou se o homem tinha uma esposa, e o homem respondeu que sim. Dracula vê que ela é uma mulher saldável e cheia de fibra, e a chama de preguiçosa, de forma que tem ambas as mão decepadas e seu corpo empalado. Ele procurou uma nova esposa para o homem e mostrou a ela o que acontecera com sua preguiçosa predecessora como uma forma de aviso. A nova mulher definitivamente não era preguiçosa.

O outro nome de Dracula, Tsepesh (ou Tepes), significa empalador. Vlad era chamado assim por causa de sua propensão para o empalamento como uma forma de punição para seus inimigos. Empalamento era uma forma particularmente medonha de execução. A vítima era posta num cavalo e empurrada em direção a estacas polidas e untadas em óleo, de forma a não causar a morte imediata. Esposas infiéis e mulheres promíscuas foram punidas por Dracula, tendo seus órgãos sexuais cortados, a pele arrancada enquanto vivas e expostas em público, com suas peles penduradas próximas à seus corpos.
Drácula apreciava especialmente a execução em massa, onde várias vítimas eram empaladas de uma vez, e as estacas içadas. Como as vítimas se mantinham suspensas do chão, o peso de seus corpos fazia com que descessem vagarosamente pela estaca, tendo sua base lisa arrombando seus órgãos internos. Para melhor apreciar o espetáculo, Drácula rotineiramente ordenava um banquete em frente às suas vítimas, e era um prazer para ele comer entre os lamentáveis sinais e ruídos de suas vítimas morrendo.



O atual castelo de Drácula fica ao norte da wallachiana cidade de Tirgoviste. Vlad Tsepesh aka Dracula morreu em 1476. Algumas histórias dizem que ele morreu em uma batalha onde se disfarçou de turco. Como a vitória estava próxima, ele correu para o alto de um penhasco para ver tudo, mas ele foi confundido com um turco e morto por seus próprios homens. A tumba de Drácula foi aberta em 1931 mas ela estava vazia a não ser por um deteriorado esqueleto, uma coroa de ouro, uma gargantilha com a idéia de uma serpente e fragmentos de um traje em seda vermelha, com um sino costurado nela. Infelizmente todas essas coisas foram roubadas do History Museum of Bucharest (Museu Histórico de Bucharest), onde foram depositadas


Como lição dessa semana, eu NÃO quero nenhum resumo sobre o assunto, mas eu quero que vocês leiam, e discutam nesse tópico mesmo o ASSUNTO. Vocês estão livres para falar o que quiserem SOBRE O ASSUNTO, inclusive piadinhas que façam referência a ISSO, sem medo da detenção. Peço que a diretora e a professora de Detenção não detenham ninguém essa semana pelo que falarem aqui NESSE tópico. Contudo, pra toda dádiva tem um castigo.

Se UM, ou mais, dos alunos faltar nessa discussão todos os alunos ficaram com pontos negativos essa semana na matéria. Caso isso venha a ocorrer, eu pegarei um papel, anotarei o nome de vocês, e sortearei três alunos aleatórios para a detenção e para a minha perseguição até o final do curso. Então seria bom se vocês conversassem com TODOS os OITO alunos, e que TODOS compareçam.

Enfim, boa semana e boa discussão pra vocês meus caros. Twisted Evil

Professor Leonardo Malturi

Ver perfil do usuário

2 Re: Aula 2 - O Vampiro Original em Dom Abr 05, 2009 6:28 pm

Eu achei legal a historia
e alguem sabia que o castelo do Dracula esta sendo leiloado com o lance minimo
de 450.000.000?
bem perverso o Dracula einh?
Empalando todo mundo...
e uma guerra contra turcos que eu estava vendo uma vez, os turcos chegaram na Transilvania e encontraram 20.000 soldados empalado, o capitao turco vomitou e foi embora...

Ver perfil do usuário

3 Re: Aula 2 - O Vampiro Original em Dom Abr 05, 2009 7:20 pm

Admin


Admin
Leo favor considerar Camila e Lenna como alunas que deverão entregar todas as tarfeas em duas semanas.


ATT

A direção.

Ver perfil do usuário http://escolaclamaltury.forumeiros.com

4 Re: Aula 2 - O Vampiro Original em Dom Abr 05, 2009 8:08 pm

Tava vendo uma materia em uma revista semana passada que esse tema de vampiros para filmes,livros e ate series de tv,estao fazendo sucesso agora por causa do grande fenomeno(e rasão da minha vida I love you )crepusculo,que como jah sabemos eh um romance entre uma humana e um vampiro.Alem de ter um outro filme chamado True Blood,que eh um romance de vampiro e uma humana,mas nao eh q nem crepusculo,pq o emvolvimento entre elis eh mais forte(disem os criticos,não eu).E a serie Vampire Diaries,que como fala o elenco, sao vampiros q disputarao o coração e o pescoço de uma humana.E bem um dos primeiros filmes sobre vampiros foi o do Dracula,depois desse varias pessoas se inspiraram nisso.
Viu eh soh estreiar um grande fenomeno que outros jah pegam a ideia para fazer filmes e sereies,baseadas em lendas e mitos do passado e contemporaneosou ate da propria imaginação. Rolling Eyes



Última edição por Ally Malturi em Seg Abr 06, 2009 12:50 pm, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário

5 Re: Aula 2 - O Vampiro Original em Seg Abr 06, 2009 11:21 am

Eu particularmente acho a história muito interessante, pois nos mostra curiosidades sobre Drácula.
Eu não sei muito sobre ele, mas sei que Bram Stocker se baseou-se em um homem real para criar seu personagem.
Conde Drácula nasceu na Transilvânia em 1431, seu nome significa "filho do diabo", ele era famoso por sua crueldadee perfídia.

Ver perfil do usuário

6 Re: Aula 2 - O Vampiro Original em Ter Abr 07, 2009 1:00 pm

eu concordo Mell e muito interessante
e mais interessanta ainda e que no dia anterior que o prof. Leonardo
deu essa aula e comecei a ler a versao de mil e quinhentas pag. do Conde Dracula

Ver perfil do usuário

7 Re: Aula 2 - O Vampiro Original em Ter Abr 07, 2009 1:29 pm

uii q legal deve ser muitoo interesante!! Very Happy

Ver perfil do usuário

8 Re: Aula 2 - O Vampiro Original em Ter Abr 07, 2009 11:08 pm

Muito bom Sebastião, agora que temos um aluno aplicado, conte-nos um pouco sobre o livro. study

Ver perfil do usuário

9 Re: Aula 2 - O Vampiro Original em Qua Abr 08, 2009 10:03 am

Sebastiao Malturi escreveu:eu concordo Mell e muito interessante
e mais interessanta ainda e que no dia anterior que o prof. Leonardo
deu essa aula e comecei a ler a versao de mil e quinhentas pag. do Conde Dracula
nossa...
sério??
eu nunca vi uma versão mais aprofundada...
só li uma adaptação simples...
com é a que você tá lendo??

Ver perfil do usuário

10 Re: Aula 2 - O Vampiro Original em Qua Abr 08, 2009 11:24 am

♥️Mell Malturi♥️ escreveu:
Sebastiao Malturi escreveu:eu concordo Mell e muito interessante
e mais interessanta ainda e que no dia anterior que o prof. Leonardo
deu essa aula e comecei a ler a versao de mil e quinhentas pag. do Conde Dracula
nossa...
sério??
eu nunca vi uma versão mais aprofundada...
só li uma adaptação simples...
com é a que você tá lendo??
é uma versao que fala quando ele ainda era humano, ele chegando ao poder, sendo transformado por um vampiro eslavo e aprendendo todos os poderes com esse vampiro, depois todas as guerras, e como ara um corpo falso que os humanos mataram com uma estaca.
"Conde de Vlad Dracula" e o nome do livro.
Nossa Dracula e mesmo facinante.

Ver perfil do usuário

11 Re: Aula 2 - O Vampiro Original em Qua Abr 08, 2009 11:28 am

aaaaiii
eu quero esse livroo...
me empresta??

Ver perfil do usuário

12 Re: Aula 2 - O Vampiro Original em Qua Abr 08, 2009 11:52 am

claro que impresto

Ver perfil do usuário

13 Re: Aula 2 - O Vampiro Original em Qua Abr 08, 2009 2:08 pm

esse livro deve ser mara dimais ,
eu tb mell soh li a versão simples.

Ver perfil do usuário

14 Re: Aula 2 - O Vampiro Original em Qua Abr 08, 2009 3:33 pm

Leonardo Malturi escreveu:Muito bom Sebastião, agora que temos um aluno aplicado, conte-nos um pouco sobre o livro. study
O livro conta tudo desde que o Vlad se transformou em rei, e em uma guerra contra a turquia veio um vampiro eslavo que queria transformar o Vlad em vampiro, e ser o mestre de dracula, e os dois iam criar um exercito de 20 mil vampiros para dominar o mundo. mas dracula depois de aprender tudo que presisava aprender matou seu mestre o vampiro eslavo que se chamava manwe. Conta sobre a vida de dracula depois dele se transformar em vampiro tambem, eu estou na parte que chaga o exercito da turqui para uma nova guerra (Dracula ja era vampiro) e o capitao achou 20 mil soldados da transilvania empalados. o capitao da Turquia vomitou e foi embora enjoado, estou na pagina 785.

Ver perfil do usuário

15 Re: Aula 2 - O Vampiro Original em Qui Abr 09, 2009 11:57 pm

Sebastiao Malturi escreveu:Eu achei legal a historia
e alguem sabia que o castelo do Dracula esta sendo leiloado com o lance minimo
de 450.000.000?
bem perverso o Dracula einh?
Empalando todo mundo...
e uma guerra contra turcos que eu estava vendo uma vez, os turcos chegaram na Transilvania e encontraram 20.000 soldados empalado, o capitao turco vomitou e foi embora...
kkkkkkk sera q num da pra vender por 2000 reais nao em?
coitado do capitao turco...
kkkkkkkkkkk

Ver perfil do usuário http://rob.pattinson.zip.net

16 Re: Aula 2 - O Vampiro Original em Dom Abr 12, 2009 2:17 pm

Gente, se vcs quiserem uma fonte de pesquisa,
aconselho um filme chamado "Van Helsing, o ca-
çador de montros", é um filme meio velho, mas
fala um pouco da vida de dracula, é bem interes-
sante...
Boa Sorte

Ver perfil do usuário

17 Re: Aula 2 - O Vampiro Original em Dom Abr 19, 2009 2:39 pm

Existem muitas lendas do conde drácula,
algumas sao interessantes, outras estranhas
mas acho todas elas muito criativas.

Ver perfil do usuário

18 Re: Aula 2 - O Vampiro Original em Dom Abr 19, 2009 4:04 pm

Bom genteamm o prazo final pra entrega de material dessa aula chegou ao final!

Quem fez, fez... quem não fez... danou-se e danou os outros. Irei corrigir e assim que tiver os resultados e as detenções os publico.

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum